Quando a pandemia da COVID-19 atingiu o mundo, o ensino à distância tornou-se, para muitas instituições, uma necessidade indispensável. As instituições e os seus formadores tiveram de responder rapidamente, adotando plataformas em linha e redes sociais para facilitar a aprendizagem. As estratégias e ferramentas de e-Learning apoiam a aprendizagem, mas não são suficientes. Para ser efetiva, a formação à distância precisa de um enfoque profissional, eficaz e inclusivo.
Neste contexto, o CIF-OIT, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, organiza este curso sobre métodos e ferramentas modernos de e-Learning, dedicado aos centros e institutos de formação profissional nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), oferecendo uma oportunidade única de formação à distância, com debate e partilha de experiências em Português.
Este curso destina-se principalmente a quadros dirigentes e pessoal de centros e institutos de formação profissional nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), em concreto a:
O curso ajuda os participantes a identificar e selecionar métodos e ferramentas modernos de e-Learning com vista à conceção e concretização de cursos e atividades de e-Learning nos respetivos contextos profissionais.
Este curso online assume a forma de um laboratório de design no qual os participantes são orientados ao longo de todo o processo do design de e-Learning. Os conteúdos são desbloqueados semanalmente, organizados mediante atividades de design que visam fornecer aos participantes os conceitos, métodos e ferramentas necessários para uma abordagem dos seus próprios desafios em matéria de e-Learning.
Serão organizadas sessões práticas para edição e produção de vídeo – incluindo atividades de escrita de guiões e storyboarding –, bem como outras atividades técnicas que possam surgir em resultado do questionário ad hoc que será realizado.
Além do material de formação modular, altamente interativo e participativo, os participantes colaborarão com os colegas na conceção do seu projeto de e-Learning e terão acesso a formação individualizada com vista a dar resposta às principais questões relacionadas com o seu projeto.