Estamos a viver um momento histórico marcado por mudanças aceleradas a nível tecnológico, ambiental, social e económico com um profundo impacto no mundo do trabalho.
Em paralelo, reforçado pelas consequências da pandemia da COVID-19, podemos constatar uma maior focalização político-institucional decorrente da urgência de se desenvolverem realidades produtivas e laborais mais formais, organizadas e protegidas sobretudo nos países em desenvolvimento.
Neste contexto, a Academia sobre o Trabalho Digno para a Justiça Social acontece num momento estratégico para a realização de um ponto de situação sobre onde nos encontramos e posicionamos à luz das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Restam 5 anos para marcar um novo ritmo que impulsione mudanças e a implementação de políticas com vista à concretização das metas da Agenda 2030. A iniciativa do Acelerador Glocal do Emprego e da Proteção Social para Transições Justas lançada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas vai exatamente nesse sentido visando promover transições ecológicas, tecnológicas e sociais justas para alcançar economias e sociedades mais sustentáveis e inclusivas.
Este é o ponto de partida da Academia sobre o Trabalho Digno para a Justiça Social: uma oportunidade única de partilha de conhecimento, reflexão e intercâmbio em torno dos desafios atuais e futuros do mundo do trabalho tendo em vista a defesa da justiça social e dos direitos.
A Academia será estruturada em:
A Academia permitirá explorar ligações e a coordenação entre as políticas no campo do emprego, da proteção social e da formação profissional nos países lusófonos criando condições para abordagens mais abrangentes e integradas.
Para mais informações: academiatrabalhodigno@itcilo.org