A criação de mais e melhores empregos para os jovens não só é vital como também urgente para garantir que o futuro do trabalho seja centrado no ser humano, numa economia hipocarbónica. Isto é particularmente verdadeiro para as economias emergentes, onde o bónus demográfico é acompanhado por um mercado de trabalho relativamente jovem e onde as oportunidades de emprego para os jovens podem ser escassas e estar interligadas com desafios de desenvolvimento mais amplos induzidos pelo trabalho num clima em mudança.
A ação climática representa uma área de oportunidade para promover a resiliência climática, bem como para enfrentar o desafio do emprego dos jovens. De acordo com o relatório da OIT “Greening with jobs World Employment and Social Outlook 2018”, cerca de 60 milhões de novos empregos na economia verde poderão ser potencialmente criados até 2030. Se for corretamente gerido, o crescimento verde pode oferecer uma oportunidade para enfrentar o desafio do emprego dos jovens, preservando simultaneamente o ambiente e aumentando a resiliência climática. No entanto, a transição para uma economia hipocarbónica tem de ser concebida de forma justa, pois ela não será justa de forma automática, mas sim por conceção.
As Diretrizes da OIT para uma Transição Justa para Economias e Sociedades Ambientalmente Sustentáveis para Todos fornecem um quadro para os governos e parceiros sociais maximizarem o emprego e o rendimento e minimizarem as perdas de emprego e de rendimento. Dado que não existe uma solução única para todos os casos, é importante que cada país desenvolva prioridades e políticas de transição justa com base no seu contexto específico.
Muitos dos países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, deparam-se com inúmeros desafios quando confrontados com o nexo emprego-trabalho digno-ambiente; as oportunidades em setores económicos verdes podem não ser correspondidas por empresários com o conjunto de competências necessárias para beneficiar de tais oportunidades. Além disso, os empresários podem não ter os incentivos necessários para explorar oportunidades de negócio ecológicas.
O curso “Apoiar jovens empreendedores com empresas ecológicas” forma formadores e consultores empresariais para ajudar jovens empreendedores a criar e desenvolver um negócio que cumpra o triplo objetivo da sustentabilidade social, económica e ambiental
O curso tem como objetivo reforçar os conhecimentos e as competências dos participantes para:
Este programa de formação aborda os seguintes temas:
Os participantes que tenham concluído o programa de formação receberão um certificado de participação.
O certificado será atribuído através de credenciais digitais que utilizam a tecnologia blockchain, que protege os dados dos participantes e evita fraudes. As credenciais digitais do CIF-OIT podem ser partilhadas nas redes sociais e podem ser recuperadas pelos participantes em qualquer altura.
Este curso é cofinanciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Portugal no âmbito do acordo de cooperação com o CIF-OIT.